Luciano Barbosa destaca importância dos vereadores na melhoria da Educação

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, destacou a importância dos vereadores na melhoria dos índices educacionais de seus municípios. Nesta quinta-feira (21), durante participação no Encontro Nacional de Legislativos Municipais e no Fórum da Mulher Parlamentar, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Alagoas (OAB), Barbosa disse que os parlamentares têm um papel fundamental no acompanhamento da Educação de seus municípios e na busca por melhores resultados educacionais.

“Existem três ações que um vereador pode empreender e que fazem a diferença na Educação de seus municípios: acompanhar se as crianças estão matriculadas, verificar se elas permanecem na escola e ver como está a qualidade do ensino. Ou seja, o vereador não tem apenas o papel de fiscalizar se os 25% do orçamento estão sendo aplicados na Educação, mas também de acompanhar como está sendo direcionado esse gasto”, frisou Luciano.

O vice-governador e secretário também falou do Programa Escola 10 – parceria entre Estado e Municípios em prol da melhoria da Educação de Alagoas – e quais as metas do programa para 2019. “Por meia desta colaboração, distribuímos material didático com os descritores da Prova Brasil, criamos o cargo de articulador nas redes estadual e municipais para acompanhar o trabalho pedagógico nas escolas e premiamos as prefeituras com os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB. Entre 2015 e 2017, melhoramos nossa posição no ranking educacional brasileiro em onze pontos, passando de 27º para 16º. Para 2019, queremos subir ainda mais”, revelou Barbosa, lembrando que 87,3% dos municípios alagoanos cumpriram ou superaram suas metas no IDEB.

Ensino integral – Barbosa falou ainda do Programa Alagoano de Ensino Integral (Palei) iniciado em 2015 com implantação da Escola Estadual Marcos Antônio, no Benedito Bentes. Hoje, já são mais de 50 escolas ofertando este sistema em todo o estado. “É uma modalidade que prepara o jovem não só para o mercado de trabalho, mas também para a vida”, resumiu.

O evento – Organizado pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) e União dos Vereadores de Alagoas (Uveal), o Encontro de Legislativos Municipais e Fórum da Mulher Parlamentar acontecem até o próximo sábado em Maceió, com atividades na sede da OAB Alagoas, no bairro Jacarecica. Ao todo, vereadores de 15 estados brasileiros participam do evento.

Ascom – 22/03/2019

(Visited 3 times, 1 visits today)