Inchaço nos pés: 5 possíveis causas do incômodo

Você já reparou que seus pés parecem inchados com mais frequência do que você gostaria?

O inchaço, se for leve, geralmente não é algo com que você precise se preocupar. Mas, se você notar outras anormalidades, é melhor evitar o autodiagnóstico e buscar a ajuda de um profissional.

Por exemplo, se o inchaço durar mais que um dia, se for acompanhado de dores ou mudanças na cor da pele, ou, ainda, se o volume for tanto que te impeça de usar os sapatos na rotina, não hesite e vá em busca de um médico, informa o MSN.

Para entender o que está acontecendo com os seus pés, no entanto, o importante é ficar de olho nestas 5 possíveis causas do inchaço. Veja:

1. Você precisa se movimentar mais

As diretrizes da OMS já deixaram claras a importância de fazer atividade física com frequência, nem que seja uma leve caminhada. Ficar parado por muito tempo, principalmente se você passa a maior parte do seu dia em um escritório, é uma péssima notícia para os seus pés. Isso porque ficar sentado por longos períodos reduz o fluxo sanguíneo até a região, o que provoca o inchaço. Mas ficar em pé tempo demais também é prejudicial, já que os músculos das pernas e dos pés ficam impossibilitados de se contrair.

2. A gravidez aumenta consideravelmente o inchaço dos pés

Acredita-se que o corpo produza 50% mais líquidos do que o normal durante a gravidez. No terceiro trimestre da gestação, o peso do seu útero pode adicionar uma pressão extra para os seus pés e pernas, além da retenção de líquidos nas áreas.

O inchaço associado à gravidez é normal e geralmente desaparece após o parto. Mas se isso realmente te incomoda, fale com o seu médico e experimente fazer massagens e drenagens que possam te dar algum alívio.

3. Você pode ter desenvolvido coágulos de sangue

Se o inchaço ocorrer em apenas um pé, aumentam as chances de que você esteja sofrendo com alguma má coagulação do sangue. Nesse caso, o inchaço pode ser acompanhado por outros sintomas, como calor e vermelhidão no pé afetado. Procure um cirurgião vascular o mais rápido possível.

4.  Pode ser o efeito colateral de alguma medicação

Faça um mapa mental: quais são os medicamentos que você usa com mais frequência? O inchaço nos tornozelos ou pés podem ser um efeito colateral de determinados medicamentos antiinflamatórios, contraceptivos, medicamentos para pressão alta, antidepressivos e até medicamentos para diabetes.

Fale com seu médico e descubra o que você pode fazer para lidar com esse incômodo. O profissional pode procurar outro medicamento, modificar a dosagem ou prescrever um diurético.

5. Pode ser algum problema com seus órgãos

Se você tiver algum problema no funcionamento dos órgãos, o sangue e outros fluidos podem se acumular nas veias. Em casos mais extremos e graves, o inchaço pode ser um possível sintoma de alguma insuficiência cardíaca, doença renal ou hepática.

Nesse caso, o inchaço não afeta apenas os pés, mas também outras partes do corpo, como as mãos. O mais recomendado é você fazer um exame de rotina completo para confirmar se alguma dessas doenças tem provocado o volume diferente em suas extremidades.

13/03/2019

(Visited 7 times, 1 visits today)